• Português
  • English

A Região

restaurante-rita-fangueira4

Situado na região do Minho litoral, o concelho de Esposende é bastante conhecido pela sua gastronomia…

museu_0002_800

A Casa das Alminhas está inserida num dos mais belos concelhos do norte de Portugal. Algumas sugestões para conhecer melhor Esposende.

SONY DSC

Acerca da freguesia Fonte Boa, sua história e locais de interesse.

caminhos-de-santiago

O Caminho Português da Costa de peregrinação a Santiago de Compostela está assinalado em Esposende por vários marcos, placas e setas indicativas do itinerário em território do concelho.

A Casa das Alminhas está inserida num dos mais belos concelhos do norte de Portugal. Esposende faz parte do Parque Natural do Litoral Norte, uma área protegida de grande beleza onde poderá desfrutar de percursos naturais, alguns deles muito perto desta casa tranquila que se situa na freguesia de Fonte Boa, ou simplesmente encantar-se com as belas praias da região, como são as de Esposende, Ofir e Apúlia.

A cerca de 2 quilómetros da Casa das Alminhas, desagua o rio Cávado, podendo observar-se o seu estuário e a foz. Um santuário para aves migratórias, que com a sua presença fazem do céu do concelho de Esposende um autêntico espetáculo, ao qual pode aliar e desfrutar das caminhadas pelos passadiços instalados numa das margens do rio Cávado.

O centro da cidade de Esposende fica sensivelmente a 5 quilómetros. Mais perto, a 1 quilómetro fica a vila de Fão, onde pode desfrutar da praia de Ofir. Apúlia fica também muito perto. Entre as muitas atrações existentes, destaque para o Castro de São Lourenço, na freguesia de Vila Chã. Trata-se de um monumento nacional e um dos melhores exemplos da cultura castreja em Portugal.

Esposende beneficia também de boas acessibilidades e, consequentemente, da proximidade com cidades como Viana do Castelo, a 22 quilómetros, Barcelos, a 13 quilómetros, Póvoa de Varzim, a 14 quilómetros, e Braga, a 35 quilómetros.

Motivos mais do que suficientes (mas há mais!) para que venha até cá. Nós estaremos à sua espera e indicaremos os melhores locais a visitar.

Gastronomia e Pastelaria Tradicional

Situado na região do Minho litoral, o concelho de Esposende é bastante conhecido pela sua gastronomia, como por exemplo as costelinhas e a lampreia. Destaque para a vila de Apúlia e de Fão, onde tem à sua espera diversos restaurantes de qualidade, com destaque para os pratos de peixe que são servidos. Assim, para além da possibilidade de desfrutarem do sossego que a Casa das Alminhas vos proporciona, podem também saborear os maravilhosos pratos que são confecionados no concelho: como é o caso das famosas costelinhas de Fão, ou os filetes de Polvo no Restaurante Rita Fangueira, tudo na pitoresca Vila de Fão.

Roteiros Culturais

A Casa das Alminhas está inserida num dos mais belos concelhos do norte de Portugal. Esposende faz parte do Parque Natural do Litoral Norte, uma área protegida de grande beleza, onde poderá desfrutar de percursos pedestres naturais, alguns deles muito perto desta casa tranquila que se situa na freguesia de Fonte Boa, ou simplesmente encantar-se com as belas praias da região, como são as de Esposende, Ofir e Apúlia.

Curiosidades

A designação de Fonte Boa aparece em 1589. Até essa data chamava-se Fonte Mala, Fonte Maa, Fonte Má. Segundo alguns historiadores há dúvidas se Fonte Boa, por exemplo, não se terá chamada Frente Mar. Não sabemos exactamente qual seria o nome desta freguesia antes do século IX. Sabemos, isso sim, que os primeiros Bispos de Braga, mormente S. Martinho de Dume, quiseram apagar todos os efeitos negativos de antigos cultos pagãos que ainda persistiam na sua Arquidiocese.

Caminhos de Santiago

O Caminho Português da Costa de peregrinação a Santiago de Compostela está assinalado em Esposende por vários marcos, placas e setas indicativas do itinerário em território do concelho.

Tendo sido usada a Via Veteris, na Idade Média, como forma de chegar a Compostela, será somente na Época Moderna que o Caminho Português de Peregrinação à cidade de Santiago, onde jazem os restos mortais do Santo Apóstolo, tomará um maior relevo.

Espaços Noturnos

Além de ser um privilégio da natureza, o concelho de Esposende destaca-se também pelos seus espaços noturnos. Nota para a vila de Fão pelos bares que pode frequentar e por lá estarem situadas duas das discotecas mais conhecidas do país e que funcionam na época balnear. Já os bares estão abertos durante todo o ano.

Desportos de Referência

Esposende é também um concelho direcionado para os desportos aquáticos. Destaque para a canoagem, sendo que alguns dos maiores atletas nacionais da modalidade são naturais de cá. O surf praticado nas praias de Ofir e de Esposende é também muito conhecido e um foco de atração para os turistas que visitam a zona e ainda o KIte Surf, modalidade que se tem destacado nos últimos anos na região devido às condições favoráveis do território para a prática da mesma.

A Região em Fotos


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/casadasalminhas/public_html/wp-includes/functions.php on line 4469